Barra da Estiva: Professores realizam paralisação e ameaçam entrar em greve caso prefeito continue descumprindo piso salarial

Sexta / 02.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

A categoria sinalizou ao gestor municipal que caso este não encaminhe o projeto ou negocie com a categoria, uma greve geral poderá ser deflagrada em Barra da Estiva.

O Plano de Cargos e Salários dos profissionais que atuam na educação municipal em Barra da Estiva foi fruto de uma ampla discussão entre poder público municipal, sindicato e profissionais, que garantiu uma série de direitos e acabou com a insegurança jurídica dos professores. Com a vigência deste plano, os profissionais da educação passaram a ter inúmeros direitos e garantias, dentre as quais o reajuste anual dos seus vencimentos com base no reajuste do FUNDEB recebido pelo município. Em 2018, até a presente data o Prefeito João de Didi, no entanto, não encaminhou para o legislativo municipal o Projeto de Lei reajustando os vencimentos dos professores e tem se negado a negociar com o Sindicato que representa a categoria. Nesta sexta-feira (02), o sindicato mobilizou a categoria e realizou uma paralisação de advertência, sinalizando ao gestor municipal que caso este não encaminhe o projeto ou negocie com a categoria, uma greve geral poderá ser deflagrada em Barra da Estiva. O movimento foi realizado em frente da Prefeitura Municipal e, na oportunidade, representantes do sindicato alegaram que além de não cumprir o piso salarial na sua integralidade, a administração do prefeito João de Didi tem ainda retirado direitos da categoria e feitos descontos ilegais nos vencimentos dos trabalhadores em educação. A previsão de reajuste dos vencimentos em 2018 é de 6,81%.

Representantes do sindicato acusam o prefeito João de Didi de retirar direitos e fazer descontos ilegais nos vencimentos dos trabalhadores em educação.