Caetité: Secretaria da Cultura realiza reunião sobre o 2 de Julho com Grupos de Montaria

Quarta / 27.05.2015

Por André Koene

Com o tema “Sustentabilidade”, os festejos da Independência da Bahia começam a ter desenhada sua conformação para 2015 (Foto: Manoelino Ferreira)

Uma ampla reunião organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com representantes de Grupos de Montaria foi realizada nesta segunda-feira (25), no auditório municipal, para discutir os detalhes da Festa do 2 de Julho – que há bem mais de um século acontece na cidade Caetité. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também participaram da discussão.

Entre vários assuntos, a reunião debateu os critérios para pontuação dos grupos participantes e a realização do torneio de equinos. Questões referentes ao trajeto e ao cortejo também foram tema do encontro. Também foram sugeridos nomes de bandas e artistas que serão atração no palco da Praça da Catedral, no dia 1º de julho.

Na ocasião ficou decidido que os exames dos animais, feito pela Adab, contará com o apoio de cada grupo. A coleta de sangue dos cavalos será feita nos distritos, bem como durante os ensaios que ocorrerão antes do evento. Tudo deverá ser divulgado nas emissoras de rádio locais, visando uma ampla participação dos proprietários de equinos. Roberto Leônidas Azevedo, representante da Adab, também acertou a vinda de um técnico especialista de Salvador, a fim de proferir palestra para os participantes do evento.

Foram sorteados os grupos que serão responsáveis pela organização dos dois primeiros ensaios: o primeiro ensaio, no dia 14 de junho, será realizado pelo Grupo Ipiranga. Já o segundo, no dia 21, ficará sob a responsabilidade do grupo Rancho de Palha. O último será feito pela prefeitura. Ao todo são 31 grupos inscritos, sendo que 28 deles participaram dos cortejos no último ano. A próxima reunião para acertar os detalhes desta que é considerada a maior festa cívica da região ocorrerá no mesmo local, no dia 2 de junho.