Bom Jesus da Lapa: Codevasf emite ordem de serviço para projeto do sistema de abastecimento de água do perímetro Formoso

Terça / 20.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A produção do perímetro é responsável por colocar o município de Bom Jesus da Lapa na posição de maior produtor de bananas do País. (Foto: Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu ordem de serviço nesta segunda-feira (19) para que tenha início a elaboração do projeto básico de engenharia do sistema de abastecimento de água que irá atender com água tratada a população do projeto público de irrigação Formoso, em Bom Jesus da Lapa. Estão sendo investidos R$ 470 mil na elaboração do projeto. Os recursos são do Orçamento Geral da União (OGU) e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O prazo para elaboração do projeto é de 240 dias. O Formoso é um dos nove projetos de irrigação implantados e acompanhados pela Codevasf no Médio São Francisco baiano. A produção do perímetro é responsável por colocar o município de Bom Jesus da Lapa na posição de maior produtor de bananas do País. O valor bruto da produção do projeto em 2016 foi de aproximadamente R$ 285 milhões; foram produzidas naquele ano 189 mil toneladas de itens agrícolas, cultivados em área de 7,9 mil hectares. A produção de bananas representa 92% da área cultivada. O sistema de abastecimento de água que está sendo projetado será mais uma ação da Codevasf no Formoso. A Companhia realiza investimentos regulares em manutenção e recuperação da infraestrutura de uso comum do projeto, como estradas, canais de irrigação e drenos, entre outros itens. Segundo a Codevasf cerca de 1.500 famílias podem ser beneficiadas pelo sistema.