Segundo a Embasa, as últimas chuvas devem garantir o abastecimento dos municípios de Rio do Antônio e Guajeru pelos próximos dois meses

Sexta / 16.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O longo período de estiagem tem gerando problemas de abastecimento para Rio do Antônio e Guajeru, que vem sendo abastecidos por carros-pipa. (Fotos: Informe Cidade)

Com o volume das chuvas que incidiram sobre a região de Rio do Antônio no início do mês de fevereiro, a Barragem da Lagoa do Horta, reservatório que abastece a cidade, o distrito de Ibitira e o município de Guajeru, começou a acumular água. Esse acúmulo tira a barragem do volume morto, mas ainda é insuficiente para resolver o problema de abastecimento de água nas localidades citadas. Segundo a Embasa, o volume captado só deverá garantir o abastecimento, em regime de racionamento, por no máximo dois meses. As últimas chuvas também elevaram os níveis do Comocoxico em Caculé, mas não foram suficientes para fazer com que a barragem sangrasse e assim aumentasse o volume do Rio do Antônio, abastecendo, consequentemente, a Lagoa da Horta. Segundo o Informe Cidade, o longo período de estiagem tem gerando problemas de abastecimento, principalmente nos municípios de Rio do Antônio e Guajeru, que sofrem com a falta d’água e nos últimos meses vem sendo abastecidos por carros-pipa. A solução para o problema de abastecimento nas referidas cidades tem sido buscada por meio da viabilização da construção de uma adutora que canalizará a água da Barragem do Truvisco até a Barragem da Lagoa da Horta.