Dom Basílio: Prefeito Roberval Meira destaca ações realizadas no primeiro ano de gestão

Quinta / 15.02.2018

Por Leonardo Oliva

Roberval disse que poderia ter ficado ficar sentado no gabinete, mas preferiu sair em busca dos recursos para obras e investimentos junto aos governos do estado e federal.

O Prefeito Roberval Meira, ao lado do vice-prefeito Fernando Santos, participou da sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores no ano de 2018, realizada nesta quinta-feira (15). Na oportunidade, o prefeito destacou que o ano anterior foi muito difícil, especialmentepara os pequenos municípios brasileiros e Dom Basílio não foi exceção, afirmando que o maior empenho da sua gestão foi resgatar a autoestima do povo de Dom Basílio, que segundo ele andava cabisbaixo diante de tanta ineficiência do poder executivo nos últimos anos.

“Quando eu participei da sessão de posse no ano anterior não imaginava naquela ocasião o tamanho do desafio que teria pela frente. Buscamos diagnosticar os problemas em cada área, começando pelo setor de saúde. Os primeiros relatórios que eu recebi na área saúde foram alarmantes, porque tomei conhecimento de que o atendimento odontológico não estava disponível em nenhum posto de saúde, apesar de diversos dentistas estarem recebendo salários. O primeiro passo foi reestabelecer este atendimento. Além disso, todos os postos de saúde passaram a ser monitorados e esta ação recebeu elogios da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou o Prefeito Roberval Meira.

Ainda sobre a área da saúde, o gestor municipal destacou que diversos procedimentos passaram a ser disponibilizados para a população, destacando que mais de duzentos exames de ultrassom são realizados mensalmente, assim como diversos outros procedimentos que antes não eram disponibilizados para a população. “Os pacientes que fazem tratamento fora do domicílio não precisam mais ficar correndo atrás de vereador e prefeito para conseguir passagem ou transporte, porque hoje este benefício é automático e todos que precisam tem acesso ao mesmo” destacou Roberval, que assumiu o compromisso de investir mais na área da saúde do que foram investidos nos últimos vinte anos em Dom Basílio.

Dando continuidade, o Prefeito falou sobre o setor de educação, afirmando que o maior problema era com a frota de veículos e que já foram investidos muitos recursos na reforma dos ônibus escolares. Além disto, Roberval ressaltou que foi feita uma reformulação na metodologia pedagógica, que permite identificar a carência de cada aluno individualmente e esta avaliação é feita por uma equipe de profissionais qualificados e treinados para isto. “Cada unidade foi avaliada individualmente e o nosso município era um dos poucos que ainda tinha escolas multisseriadas, mas após um trabalho de convencimento, os pais se conscientizaram de que o melhor é que cada aluno estude em sua turma específica nos núcleos escolares”, afirmou.

Ainda sobre a área da educação, o prefeito afirmou que a merenda escolar servida no município foi reformulada para evitar que alunos passassem mal, como acontecia antes, não tendo sido registrado nenhum caso em 2017. “O município gasta com a merenda três vezes mais recursos do que recebe para esta finalidade”, afirmou.

Sobre a área da assistência social, o prefeito afirmou que a equipe que atua na Secretaria de Assistência Socialtem total autonomia para trabalhar e conceder benefícios eventuais para aqueles que precisam, não sendo mais preciso recorrer ao prefeito, vice-prefeito ou vereador para conseguir.

Na área de infraestrutura, Roberval afirmou que Dom Basílio era motivo de chacota de quem chegava na cidade, porque o acesso era todo esburacado e cheio de lixo nas margens da rodovia. Disse que graças a uma parceria com o Governo do Estado, foi feito um trabalho que deu uma nova cara ao município, enfatizando que o investimento em infraestrutura beneficia toda a comunidade. Em seguida, afirmou que Dom Basílio tem um problema sério no setor de esgotamento sanitário, fruto de investimentos mal feitos e pelo mau uso da rede pluvial pela população, que joga o esgoto residencial indevidamente nesta rede. “Em algum momento o município vai precisar fazer uma intervenção mais enérgica, já que esta prática está causando problemas de saúde à população”, destacou.

O prefeito defendeu a realização de investimentos em pavimentação, afirmando que também traz reflexos positivos em outras áreas como saúde e agricultura, na medida em que acaba com a poeira e facilita o escoamento da produção. Sobre a agricultura, o gestor enfatizou ainda que a gestão passada deixou de pagar a sua cota do Seguro Safra, deixando centenas de produtores sem acesso a este benefício, mas que a atual gestão conseguiu reverter esta situação efetuando o pagamento da cota de responsabilidade do município. Ele acrescentou ainda que está buscando viabilizar o acesso ao crédito do Banco do Nordeste, que foi suspenso em razão do não pagamento das dívidas por alguns produtores.

O prefeito Roberval Meira finalizou a sua fala destacando que quando assumiu poderia ter adotado duas posturas: ficar sentado no gabinete esperando os pedidos do povo ou buscar junto aos governos do Estado e Federal os recursos para obras e investimentos. “Com o apoio da Deputada Estadual Ivana Bastos e do Deputado Federal José Rocha conseguiu inúmeros benefícios para o município. O principal foram os recursos para construção da adutora e estação de tratamento, que vão resolver definitivamente o problema de abastecimento de água de Dom Basílio e representa um investimento de R$ 3 milhões. A obra já está sendo executada e cerca de 800 metros já estão prontos, de um total de 10 quilômetros”, afirmou.