Brumado: Certificação do IV Concurso de Escritores Escolares realizado pela SEMEC

Quinta / 21.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto visa estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. (Fotos: Ascom Brumado)

A solenidade de certificação do IV Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação 2017, na tarde desta terça-feira (19), na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado. O concurso foi um projeto da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o qual a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) abraçou e incentivou a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O Projeto visa estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, por meio da sensibilização, mobilização e premiação de textos em prosa e verso. Como consequência desta ação, esperava-se não apenas dar visibilidade e revelar novos talentos, mas também uma forma de reconhecer, direta ou indiretamente, a convergência de ideais nos esforços de estímulo à escrita e à leitura.

Nessa edição do concurso, participaram 1.170 inscritos, em mais de 60 cidades da Bahia. Mais uma vez, Brumado esteve presente nas premiações, foram 141 alunos com suas produções textuais selecionadas e uma produção premiada. Para homenagear estes pequenos escritores, a SEMEC realizou uma singela solenidade para entrega dos certificados aos alunos selecionados, durante a qual estiveram presentes os alunos, pais, professores, diretores, parceiros da Educação e a Secretária Municipal de Educação. Momentos de muita emoção para os pais e alunos homenageados. A aluna Jocimara Chaves Ribeiro, de 14 anos, que estuda no 8º Ano, da Escola Municipal Miguel Mirante, povoado de Arrecife, que foi destaque na produção textual, categoria Poesia, do Ensino Fundamental II, também esteve presente com seus pais e recitou a poesia intitulada “Sobre Crianças, Pipas e Sonhos”. Fazendo uma bela analogia sobre a infância da maioria das crianças brasileiras.  Estudar, aprender e brincar são momentos essências na vida de uma criança, porém algumas delas perdem esse tempo por estarem trabalhando, dura realidade da infância de muitas crianças do nosso país. Mas que, como bem escreveu a aluna, são crianças e não deixam de sonhar. Jocimara esteve presente em Salvador, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim Ribeiro, e sua Professora de Língua Portuguesa, Adriana da Cruz Silva, no dia 13 de dezembro, no Foyer do Teatro Castro Alves, juntamente com mais 17 alunos de diversos municípios baianos para cerimônia de premiação.