Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou seminário da agricultura familiar

Segunda / 02.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes mais 90 agricultores e agricultoras do município de Caetité.

Na última sexta-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caetité, através da Sala do Empreendedor, realizou o Seminário da Agricultura Familiar. Com o tema “Tendências e novas oportunidades do mercado para o produtor rural da agricultura familiar”, o evento contou com a parceira do Sebrae e do Senar. Estiveram presentes mais 90 agricultores e agricultoras do município de Caetité, que ficaram maravilhados com a palestra do Engenheiro Agrônomo Gidervan Sampaio. O Engenheiro abordou as diversas maneiras dos agricultores melhorarem as suas condições de vida no campo, utilizando os poucos recursos de suas propriedades, acessando as políticas públicas locais, bem como suas potencialidades.

Os agricultores foram recepcionados logo cedo por um delicioso café da manha organizado pela Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (DIFAM), com produtos da agricultura familiar local, os quais fazem parte do cardápio da merenda escolar, demonstrando assim a valorização da agricultura local por meio de iniciativas como essa. O evento ainda contou com participação e apoio da Associação Viva e das mais diversas associações rurais do município, bem como das secretarias municipais, dos sindicatos rurais, da Cootraf, e de órgãos estaduais, como ADAB e Bahiater.

Após participarem da palestra temática do seminário, os participantes ouviram a fala do Zootecnista Marco Aurélio do Senar. O secretario Rosival Almeida e Marco Aurélio entregaram certificados dos cursos ministrados pelo Senar no município. Rosival destacou a importância do evento para a agricultura, em especial para a agricultura familiar, que fortalece as cadeias produtivas, como a do leite, a qual vem despontando no fornecimento para empresas como a Campanela. De acordo com o secretário, ações como essa demonstram como os agricultores estão organizados no sentido de fornecer alimentos para programas como PAA e PNAE. Na ocasião, a Câmara de Vereadores foi representada pelo vereador Zacarias Nogueira.