Governo de Caetité inicia semana voltada às gestantes

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

As grávidas atendidas no CAE III e nas Unidades de Saúde da Família receberam dicas e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Começou na manhã desta terça-feira (29), em Caetité, uma semana especial dedicada às gestantes. Na oportunidade, as grávidas atendidas no CAE III e nas Unidades de Saúde da Família Woquiton Fernandes Teixeira e Nossa Senhora da Paz receberam dicas e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda durante o encontro, foram distribuídos repelentes contra o mosquito Aedes Aegypti para as gestantes integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A iniciativa é do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em parceria com os estados, que têm a responsabilidade de armazenar e distribuir os repelentes aos respectivos municípios.

A secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, destacou a seriedade do evento. “Esse é um encontro de extrema importância para as grávidas. A distribuição desse repelente evita as arborviroses e o mosquito Aedes Aegypti que transmite o zika vírus. E isso mostra que, além de trabalharmos com prevenção e com assistência, realizamos a promoção à saúde e prevenção de doenças”, explicou Cynthia. A ação de distribuição dos repelentes está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da equipe do Bolsa Família, gerenciada por Paulo César Moreira, que, além de registrar as entregas, relaciona as gestantes beneficiárias do programa.

A vice-prefeita do município, Drª Jaquele Fraga, falou sobre como é fundamental o acompanhamento durante a gestação. “É muito importante que vocês façam um pré-natal direito e que façam o uso dos repelentes. Eu conheço, de perto, no nosso município um caso de microcefalia, e não é fácil a luta da família. Então, se há essa possibilidade de prevenção, eu peço que vocês se dediquem a essa vida que estão aí dentro de vocês”, destacou a vice-prefeita. As Unidades de Saúde da Família da zona rural também estão realizando ações de orientações às gestantes, com a distribuição dos repelentes.

Ainda durante o encontro, foram distribuídos repelentes contra Aedes Aegypti para as gestantes integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.