Guajeru: IV Conferência Municipal de Saúde discute a atenção integral aos usuários do SUS

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento trouxe para a discussão o tema: “Atenção integral – desafios para o aprimoramento de uma saúde de qualidade”. (Foto: ASCOM/Governo de Gaujeru)

Foi realizada em Guajeru, na última quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Vereadores a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento trouxe para a discussão o tema: “Atenção integral – desafios para o aprimoramento de uma saúde de qualidade” e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do serviço, representantes do poder executivo e legislativo e de associações e sindicatos. A Conferência teve como objetivo discutir a situação da saúde da população local, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e aprovar diretrizes que serão apresentadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde que terá vigência de 2018 a 2021, conforme ressaltou a Coordenadora da Atenção Básica em Guajeru, Daiane Meira.

“A Conferência de Saúde é um espaço público de debates, onde se exerce a democracia participativa, ou seja, são espaços onde diversos setores da sociedade discutem e apontam soluções para os problemas que envolvem a saúde da população”, acrescentou Érica Leal, Secretária Municipal de Saúde, em sua fala durante a abertura do evento. Sobre o tema apresentado para discussão na Conferência, Érica Leal ressaltou que foi oportuno pelo fato de entender que: “O indivíduo precisa ser examinado, ser analisado como um todo. Ele precisa ser considerado de maneira integral. Então não adianta investirmos em apenas na prevenção e na promoção da saúde se a gente deixa a parte curativa, a parte de reabilitação ainda sem boas condições de assistência. Quando falamos em atenção integral, estamos falando desde a atenção básica, atenção primária até o processo de curativo e de reabilitação do paciente”.

O indivíduo precisa ser examinado, ser analisado como um todo. Ele precisa ser considerado de maneira integral. (Foto: ASCOM/Governo de Gaujeru)