Terno de Reis do Alto Sertão da Bahia é retratado em websérie

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Série mostra devoção e resistência de sertanejos para manter tradição Reiseira (Foto: Reprodução).

A manifestação de fé e a resistência para a preservação dos Ternos de Reis do Alto Sertão são os destaques dos próximos episódios da websérie Reseiros, vida de sorte e saúde. Produzida pela Olho de Peixe Filmes, com patrocínio da Coelba e do Governo do Estado, a série tem a proposta de valorizar a memória e a preservação da tradição da Folia de Reis do sertão baiano, através das vivências e visões de mundo dos seus foliões mais antigos e apaixonados. A série é exibida nas redes sociais e no hotsite www.reiseiros.com. Em um dos episódios, os jovens Osvaldo e Glicério, de 18 e 19 anos respectivamente, protagonizam o enredo, que ressalta a influência da cultura sertaneja entre os mais novos. “Muitos jovens ainda admiram e se comprometem com a continuidade do Terno de Reis da zona rural do Alto Sertão da Bahia. Sob o olhar atento dos familiares, os "Meirins" de Lagoa da Torta, no município de Igaporã, teimam em manter a tradição sertaneja”, afirma Cristiano Britto, sócio da produtora Olho de Peixe e um dos idealizadores do projeto.

Outra história narrada é a de superação do Terno de Contendas, que ganha destaque sob o olhar do reiseiro Antônio. Após a morte do chefe de Terno, conhecido pela comunidade com “seu Daniel”, em dezembro de 2016, os dois principais ternos de Contendas, localizado no distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité, se abraçam para atender ao pedido de todo Chefe de Terno: levar a bandeira mesmo que este venha a falecer antes da partida. “Os dois ternos se reuniram especialmente em 2017 para manter a tradição e cumprir a difícil tarefa de seguir com esse costume em um momento de luto”, explica Sabrina Alves, produtora, sócia da Olho de Peixe e também idealizadora do projeto.

No total são 10 episódios, registrados na zona rural de quatro municípios do Alto Sertão Baiano: Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, durante o período do Reisado que acontece tradicionalmente na primeira semana de janeiro.  Sete deles já estão no ar e os próximos estão programados para 21 e 28 de julho e 04 de agosto, sempre às sextas-feiras. O projeto contempla ainda a produção de um filme e um livro no mês de setembro, também patrocinados pela Coelba. “A empresa tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da Bahia e, por isso, os investimentos da distribuidora também passam por ações com foco em educação, inovação, fortalecimento da cidadania e cultura”, revela Márcio Caires, superintendente Regional da Coelba. Foram sete anos de registro de imagens e o resultado do projeto cumpre o papel de apresentar e preservar a identidade dos Ternos de Reis da zona rural do Alto Sertão da Bahia.