Luciano Ribeiro lança Moção pelo falecimento do ex-Senador baiano Antônio Fernandes

Quarta / 29.04.2015

Por Giselle Quintão

A morte do ex-senador e ex-deputado estadual Antônio Fernandes foi lamentada pela Assembleia Legislativa do Estado, através de Moção de Pesar apresentada pelo deputado estadual Luciano Ribeiro. Antônio Fernandes faleceu, com 101 anos, no último sábado (25), em Salvador. O caculeense foi deputado estadual pelo PSD em 1951 e reeleito por mais dois mandatos, foi suplente de senador, pela extinta Aliança Renovadora Nacional (Arena), assumindo o mandato em 1970.

Fernandes foi enterrado no último domingo (26), deixando a viúva Bertine Fernandes e dois filhos, Antônio e Ana. Com fazenda em vários municípios da Bahia e em outros Estados, implantou técnicas inovadoras e pioneiras no manejo e na criação de bovinos, deixando importantes contribuições na pecuária. Luciano Ribeiro lamentou o falecimento, desejando que Deus conceda conforto aos familiares e amigos desse ilustre cidadão com muitos serviços prestados à Bahia e de grandes virtudes, entre elas, a humildade, carisma, caridade, além de ser um exemplar homem público.

Antônio Fernandes é irmão de Miguel Fernandes, líder político na história de Caculé, e é filho de Noberto Fernandes, que dá o nome ao colégio estadual deste município. Parte da sua história de vida está retratada no livro “De Peão a Senador”, de autoria de Eny Meireles,  professora e ex-diretora do Colégio Noberto Fernandes.