Ação da Codevasf vai fortalecer cadeia produtiva do peixe em Barreiras

Segunda / 17.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf firmou compromisso com a Prefeitura de Barreiras.

Mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região do Médio São Francisco baiano. Em Barreiras, no Povoado de Baraúna, as famílias que se dedicam à atividade vão passar a contar com uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), investimento de aproximadamente R$ 300 mil. O objetivo é adequar o processamento e facilitar a comercialização do pescado pelos produtores, impactando a economia local. Por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf firmou compromisso com a Prefeitura de Barreiras para dar continuidade aos serviços de adequação e conclusão durante o evento de piscicultura “Páscoa no Parque”.

“Barreiras possui 140 hectares de tanques escavados, isso é bastante significativo. Com a unidade de processamento em funcionamento, todos ganharão – criadores, consumidores, enfim, toda a cadeia produtiva do pescado”, celebrou José Marques, secretário municipal de Agricultura. “A obra será concluída e vamos colocar para funcionar, agregando valor à atividade de produção do pescado não apenas em Barreiras, mas beneficiando também municípios vizinhos”, garante Zito Barbosa, prefeito de Barreiras. No evento “Páscoa no Parque”, que aconteceu de 11 a 16 de abril, a Codevasf esteve representada em uma das quatro vilas montadas, a Vila dos Parceiros, onde foram sendo oferecidas orientações aos produtores de peixe, e também para aqueles que têm interesse em ingressar na atividade.

Outras instituições governamentais também estiveram representadas no local. Palestras e capacitações técnicas sobre a cadeia produtiva do peixe ocorreram durante todos os dias do evento. Na Vila do Peixe foram comercializados peixes como tilápia, tambaqui, surubim e curimatã, produzidos por piscicultores de diversos estados brasileiros, incluindo os produtores do Distrito de Irrigação São Desidério/Barreiras Sul, projeto público irrigado gerido pela Codevasf na região. No local, também foram vendidos temperos, verduras e legumes para compor o cardápio da Semana Santa. O evento contou ainda com a Vila dos Sabores, uma praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes especializadas em peixes e frutos do mar. O evento “Páscoa no Parque” é realizado pela prefeitura de Barreiras com o objetivo de facilitar a comercialização de peixes na Semana Santa pelos piscicultores familiares.

No Povoado de Baraúna, as famílias que se dedicam à atividade vão passar a contar com uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP).