Paramirim: Secretarias promovem ações preventivas contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Quinta / 23.03.2017

Por Redação Sertão Hoje

No dia 21 foi realizada uma palestra sobre a temática, com os diretores e coordenares das escolas, coordenadores das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e enfermeiros das UBS.

Em parceria, as secretarias municipais de Saúde e Educação estão realizando em Paramirim a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. Nesta terça-feira (21), aconteceu na Câmara de Vereadores uma palestra sobre a temática, com os diretores e coordenares das escolas, coordenadores das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. A campanha irá acontecer nas escolas públicas, tendo como público-alvo os alunos de 5 a 14 anos de idade. O objetivo é esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a campanha, os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família vão percorrer os estabelecimentos de ensino para promover a devida orientação quanto a Hanseníase, Verminoses e Tracoma.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo. A Verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento. Já a Tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.