Codevasf entrega tratores que fortalecem produtores rurais de Irecê, Lapa e Barreiras

Terça / 14.03.2017

Por Leandro Silva/ASCOM Codevasf

Os tratores servirão para estruturar produtores rurais e fortalecê-los na convivência com os efeitos da estiagem prolongada.

O município de Irecê foi uma das associações beneficiadas por ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que fortalece 11 comunidades rurais do Médio São Francisco baiano. A sede da 2ª Superintendência Regional, em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, recebeu no dia 09 de março, diversas autoridades e produtores rurais para cerimônia de entrega de 11 tratores agrícolas, com seus respectivos implementos. Os tratores servirão para estruturar produtores rurais e fortalecê-los na convivência com os efeitos da estiagem prolongada. Cerca de 2.280 famílias dos municípios de Irecê, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe,Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Xique-Xique serão beneficiadas pela ação que representou um investimento de R$ 1.166.088,00.  Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emendas parlamentares.

Ao todo, nessa mesma ação foram adquiridos 29 tratores agrícolas e o investimento total chega a aproximadamente R$ 3 milhões, para beneficiar as famílias de agricultores por meio de suas associações ou prefeituras. Associações comunitárias e prefeituras de outros nove municípios também serão beneficiadas: Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Central, Cotegipe, Lapão, Urandi e Wanderley. “Tenho uma enorme satisfação em ter essas presenças aqui hoje. Estamos representando essa empresa pública na execução da missão maior que é o desenvolvimento. Isso é suprapartidário. Quando se trata de desenvolvimento, de melhoria de vida para essa população sofrida do semiárido, a Codevasf está e estará presente. A empresa é de todos os brasileiros, independente de cor, partido ou raça. Agradecemos a confiança do deputado Caetano e buscamos ainda mais recursos para ações estruturantes”, disse o Superintendente Regional da Codevasf, Harley Nascimento.

Na entrega, além do Superintendente, estiveram presentes outras autoridades, como o Coordenador Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Jonas Paulo, o Deputado Federal Luiz Caetano, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, e o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues. Os tratores são equipados com carreta, grade e arado. A prefeitura municipal de Irecê também recebeu um trator. As outras associações beneficiadas foram: a Associação Comunitária de Mulheres Produtoras Rurais de Boqueirão, de Serra Dourada; a Associação Comunitária dos Moradores de Cedro, Olhos d´Água e Barro Alto, de Tabocas do Brejo Velho; a Associação dos Assentados na Área de Reforma Agrária do Projeto de Bom Sucesso, de São Félix do Coribe; a Associação Comunitária do Projeto de Assentamento Cajueiro I, de Xique-Xique; a Cooperativa Mista Regional de Irecê – Copirecê; além da Associação dos Trabalhadores Rurais do Largo, e da Associação dos Trabalhadores Rurais da Comunidade de Várzea, do município de Paratinga.

Ao todo, nessa mesma ação foram adquiridos 29 tratores agrícolas para beneficiar as famílias de agricultores por meio de suas associações ou prefeituras.