Riacho de Santana: piscicultura familiar é incentivada pela Codevasf

Domingo / 12.04.2015

Por Demétrios Rocha

A piscicultura artesanal e familiar do Médio São Francisco baiano ganhou um reforço nesta semana. Nove tanques-rede implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) passarão a ser explorados por 20 famílias vinculadas à Associação dos Produtores Rurais de Terra do Arroz e Adjacências, do município de Riacho de Santana, Sudoeste do estado. A atividade será realizada nas lagoas do Arroz, do Tanque Novo e de Furadinho, onde os tanques-redes estão sendo instalados. A princípio, 20 associados estarão envolvidos na atividade.  

A Codevasf vem realizando ações que fortalecem a aquicultura e promovem a revitalização da bacia no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Peixamentos, que visam o repovoamento da bacia, implantação de equipamentos e construções de estruturas que beneficiam comunidades ribeirinhas e associações de pescadores estão entre as principais ações que fortalecem a aquicultura na região.

Outro eixo de investimento da Codevasf na aquicultura da região é o apoio a associações de piscicultores com a implantação de tanques-rede ou a construção de tanques escavados. A Associação de Pescadores da Ilha de Zezé, comunidade do município de Malhada, por exemplo, recebeu 24 tanques-rede, em mais uma ação para fortalecer a piscicultura familiar na região. Os tanques foram instalados na Lagoa da Sampa. Barcos, motores, defumadores e tanques-rede deverão beneficiar mais famílias de produtores da região neste ano.