Caetité: PAA compra 15 toneladas de alimentos por semana

Terça / 20.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O programa, que é em parceria com o governo federal, visa fortalecer os pequenos produtores rurais e implementar a segurança alimentar e nutricional.

Duas vezes por semanas agricultores familiares de Caetité entregam cerca de 15 toneladas de frutas e verduras para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa, que é em parceria com o governo federal, visa fortalecer os pequenos produtores rurais e implementar a segurança alimentar e nutricional, junto as pessoas em maior vulnerabilidade social. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, o programa é um sucesso e proporciona momentos de verdadeira emoção. Tanto com o subsídio que dá aos pequenos produtores, que têm sua produção excedente vendida a preços vantajosos, quanto para as entidades e famílias que recebem os produtos.

“Em poucas horas concluímos a distribuição e o programa vai continuar, promovendo uma justa distribuição de renda, por um lado, e promovendo a segurança alimentar e nutricional, por outro. Em média, são 100 agricultores beneficiados por venda, o que dá cerca de R$70.000,00 injetados na economia local, por mês", explicou Rosival. Dentre as entidades filantrópicas beneficiadas estão a Associação das Senhoras de Caridade (Abrigo), APAE, Associação Deus Acampado (Casarão), Escolinha de Futebol Ponte Preta (Juvenal - Bairro Nossa Senhora da Paz), Associação Prisco Viana, além de diversas outras associações e denominações religiosas.

O PAA garante qualidade de vida ao homem do campo, assegurando que essas pessoas tirem sua sobrevivência na zona rural e evitando assim, o êxodo rural. Com a adesão do programa em Caetité, valorizamos a agricultura familiar, garantindo sustentabilidade a população. “A nossa meta é assegurar que 100% do nosso recurso da merenda escolar seja destinado aos nossos produtores. Só de pensar que há 9 anos essas compras não eram realizadas aqui no município e nem mesmo na região e que, hoje, compramos uma porcentagem mais de 40% dos agricultores do município já podemos comemorar um avanço”, salientou o Rosival.