Bahia: Gestores de pessoal do Estado debatem estratégias para enfrentamento da crise econômica no país

Quarta / 07.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento apresentou soluções e alternativas de gestão para encarar a crise sem desestabilizar o andamento das instituições públicas.

A Jornada de RH: Impactos da Crise na Política de Gestão de Pessoas, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro, analisou os efeitos causados pela crise econômica do país na gestão de pessoas no Estado da Bahia e as estratégias de enfrentamento, pensando na agenda de trabalho para 2017. O evento aconteceu na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Voltado a servidores que atuam nas coordenações de Recursos Humanos dos órgãos estaduais, o evento apresentou soluções e alternativas de gestão para encarar a crise sem desestabilizar o andamento das instituições públicas.

Para o superintendente de RH da Saeb, Adriano Tambone, a jornada é fundamental para que se mantenha um diálogo nivelado com os profissionais que atuam na gestão de pessoas no Estado. "É preciso trocar informações e conhecimentos com esses servidores, a fim de conhecermos a crise e buscarmos soluções para revertê-la, mantendo reuniões periódicas", disse. Uma das alternativas de enfrentamento da crise é o plano de Previdência Complementar dos servidores públicos civis do Estado da Bahia (PrevBahia). Presente ao evento, o diretor-presidente da fundação, Jeremias Moura, falou sobre as novas estratégias de previdência social. "O Brasil está se tornando um país de pessoas mais velhas. Portanto a previdência complementar aparece como uma solução para não agravar o problema, pois visa propiciar um planejamento a longo prazo do Estado, sem desproteger o servidor, que tem a possibilidade de fazer uma reserva individual de poupança", afirmou.

Durante a jornada foram apresentadas também outras possibilidades de solução, que não comprometam o andamento da máquina, e mantenham a prestação do bom serviço público. Uma delas foi a palestra sobre o programa Primeiro Emprego, que visa oferecer oportunidade de trabalho a estudantes da Educação Profissional da rede estadual de ensino, melhorando a administração pública. Também houve uma apresentação sobre o RH Bahia, projeto de modernização da gestão de recursos humanos do Estado, com base na implantação do software SAP. Outras possibilidades de soluções para o problema vieram de uma consulta formalizada junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que sugeriu algumas situações que podem ser excluídas do cálculo do limite máximo, como os abonos de permanência e pecuniário de férias, além das indenizações de férias não fruídas e de licença-prêmio.