Solenidade marca a formatura da primeira turma do PROERD em Guajeru

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

No município de Guajeru o programa atendeu a 58 alunos do 5º ano da educação infantil, das escolas municipais Prefeito Andrade e Getúlio Vargas.

Na última terça-feira (29), foi realizada a solenidade que marcou a formação da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) de Guajeru. A cerimônia foi realizada na quadra poliesportiva da Praça de Esportes Luiz Cabral e contou com a presença do Major PM Jocevã Lima Oliveira, Comandante da 34ª CIPM/Brumado, do Soldado PM Clécio Nunes, do prefeito Gil Rocha e da secretária de Educação Fátima Viana. No município de Guajeru o programa atendeu a 58 alunos do 5º ano da educação infantil, das escolas municipais Prefeito Andrade e Getúlio Vargas. As aulas da turma 2016.2, que tiveram início em setembro deste ano, foram ministradas pelo instrutor Soldado PM Clécio Nunes, sob a coordenação do Capitão PM Delmondes. Ao final do curso os alunos fizeram uma redação demonstrando o que aprenderam sobre o programa, tendo destaque o aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, Gabriel Moreira Coutinho, que foi convidado a ler a sua produção textual para todos os presentes.

Para o prefeito Gil Rocha, apoiador do programa no município, a ação é de fundamental importância por levar orientações aos jovens sobre os males causados pelo contato com as drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, de modo a evitar que eles “se percam” neste mundo que oferece danos, muitas vezes irreversíveis, à família e à sociedade. “Destaco aqui o papel da Polícia Militar da Bahia pela iniciativa e execução do PROERD em nosso município e também o da família, como fomentador deste processo. Nós, como agentes públicos, buscamos também desenvolver nosso papel de promoção, conscientização a apoio às ações educativas e do combate às drogas”, ressaltou. As lições do PROERD trabalham os seguintes aspectos: compreensão dos efeitos das drogas; lidando com as tensões; maneiras de dizer não; fortalecendo a autoestima; resistindo à violência e às pressões das gangues; e resolução de conflitos sem recorrer à violência.

A solenidade contou com a presença do Major PM Jocevã Lima Oliveira, do Soldado PM Clécio Nunes, do prefeito Gil Rocha e da secretária de Educação Fátima Viana.