Bancários protestam contra o fechamento de agência do Banco do Brasil em Conquista

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

A abertura da agência foi retardada e a categoria fez discursos públicos e panfletagem para esclarecer a população e cobrar ações do poder público.

Na manhã de ontem (25), funcionários do Banco do Brasil e o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) fizeram uma manifestação contra o fechamento da agência do Banco do Brasil Régis Pacheco. O fechamento deve acontecer no início do próximo ano como parte do programa de reestruturação do banco em todo o país. A abertura da agência foi retardada e a categoria fez discursos públicos e panfletagem para esclarecer a população e cobrar ações do poder público, para que busque a manutenção do funcionamento da unidade. Com o fechamento do BB/Régis Pacheco, os mais de 350 mil habitantes de Vitória da Conquista contarão com apenas três agências do Banco do Brasil, sendo que o BB Estilo é destinada à clientes de alta renda. O lado oeste da cidade ficará desassistido, forçando clientes e usuários a se deslocar para o Centro ou para a Av. Olívia Flores.

Segundo o SEEB/VCR, cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados. Além disso, os trabalhadores que fazem o apoio, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Ainda pela manhã, o Sindicato dos Bancários participou, juntamente com outros sindicatos, de movimentos sociais e estudantis, do ato contra a PEC 55, Reforma Trabalhista e Previdenciária, e os ataques do governo, que aconteceu no CEASA. Na oportunidade, também foi feita panfletagem contra a reestruturação do BB. "Neste momento de retirada de direitos devemos estar unidos com todas as categorias contra o projeto neoliberal de privatização de empresas públicas. É importante que os bancários estejam mobilizados para combater os ataques e defender o papel social dos bancos públicos", afirmou a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto.