IFBA Campus Brumado encerrará 1ª Semana da Consciência Negra com programação especial

Terça / 22.11.2016

Por Guto Bernardes

Ontem foram realizadas a Cerimônia Aberta, Roda de Conversa, poemas em Libras, oficinas de Igualdade étnica, Geometria dos Fractais, Artes plásticas e questões de gênero.

O IFBA Campus Brumado está realizando a 1ª Semana da Consciência Negra, que tem como tema “Onde você esconde seu racismo? Desnaturalizando as desigualdades raciais”. O evento teve início na manhã de ontem (21) e se encerra na noite desta terça-feira (22). Ontem foram realizadas a Cerimônia Aberta, Roda de Conversa, poemas em Libras, oficinas de Igualdade étnica, Geometria dos Fractais, Artes plásticas e questões de gênero (ideologias, poder, afirmação, feminismo e machismo) e uma Mesa Redonda. Já nesta terça-feira, pela manhã, foram realizadas as palestras “Relato de Experiência: Angola uma experiência de vida” e “Consciência Negra é ter consciência histórica”. Agora, pela tarde, estão sendo realizadas as oficinas de: Turbante: resistência, luta e consciência da identidade negra; um pouco sobre a Geometria dos Fractais; Cotas Raciais: entre mitos e verdades; e Jogo Awalé. Durante a noite, como encerramento, serão realizadas Roda de conversa com o grupo “Meu cabelo me empodera”, peça teatral “Juventude Negra” e apresentação cultural com roda de capoeira. Discutir a inserção do negro/negra na sociedade, assim como sua história e legado social é de suma importância para repensar a própria história do Brasil. Também é necessário desnaturalizar a prática do racismo que violenta e oprime a população negra. O evento tem como público alvo estudantes, professores, servidores e comunidade externa. As inscrições podem ser realizadas no site ifbaeventos.tk/consciencia.

Nesta terça-feira, durante a noite, serão realizadas Roda de conversa com o grupo “Meu cabelo me empodera”, peça teatral “Juventude Negra” e apresentação cultural.