Planserv: 1º Encontro de Saúde do Idoso destacou envelhecimento saudável do corpo e da mente

Sexta / 28.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

No Encontro, especialistas componentes das mesas redondas ressaltaram, de diferentes formas, que envelhecer é um privilégio e valorizar a vida inclui a adoção de hábitos saudáveis.

O 1º Encontro de Saúde do Idoso, realizado pelo Planserv na manhã da última quarta-feira (26), foi marcado pela valorização do processo de envelhecimento saudável. Na ocasião, especialistas componentes das mesas redondas ressaltaram, de diferentes formas, que envelhecer é um privilégio e valorizar a vida inclui a adoção de hábitos saudáveis. Esses, por sua vez, devem favorecer a promoção do bem estar, a autonomia e a independência, de modo a proporcionar uma vida ativa e satisfatória. Na abertura do evento, a coordenadora geral da assistência, Cristina Cardoso, afirmou que o aumento populacional dos idosos, crescente na Bahia e no Brasil, deve estimular as discussões a respeito de como melhorar a qualidade de vida na terceira idade. ‘Nossa preocupação é que possamos contribuir para que nossos beneficiários vivam por mais tempo e com mais qualidade de vida. Temos orgulho de dizer que, atualmente, temos 99 beneficiários do plano com 100 anos de idade ou mais’, afirmou.

Viver muito tempo, segundo explicou a geriatra Josecy Peixoto, depende principalmente dos hábitos de vida de cada pessoa. ‘A longevidade pode ser atribuída a causas genéticas em apenas 30% dos casos. Outros fatores, relacionados às escolhas que fazemos ao longo da vida, determinam os outros 70%’, destacou a médica. ‘Velhice não é doença. Mudanças acontecem, mas muito do que a vida tem de bom pode ser mantido ‘ativo’ nessa fase da vida, tais como a autoestima, a vida social, a sexualidade e o exercício da cidadania’, exemplificou. Em seguida, a fisioterapeuta Ingredy Gaspar falou sobre os riscos das quedas e a importância de adotar ações preventivas, tais como o uso de barras de metal nos banheiros, a remoção de obstáculos como tapetes e mobiliário excessivo em casa, entre outras.

As dicas relacionadas à alimentação do idoso, apresentadas pela nutricionista Beatriz de Azevedo, ajudam a combater alterações frequentes na terceira idade, tais como redução de massa muscular, da massa óssea e da água corporal e aumento da gordura corporal. ‘Ingestão inadequada de alimentos, desleixo com a saúde oral, baixo consumo de água, uso indiscriminado de medicamentos e alterações no funcionamento digestivo são alguns fatores que podem afetar o estado nutricional do idoso’, informou Ingredy. Após a apresentação do Coral MP Encanto, que emocionou os participantes, e de um rápido alongamento, orientado pelo educador físico Gustavo Suzart, a Mesa Redonda ‘Mente’ foi iniciada pela psicóloga Márcia Deocleciano. Ao abordar o tema ‘Plenitude e felicidade na terceira idade’, a enfermeira e coach, Marina Aquino, incentivou os participantes do evento a fazerem uma autoavaliação de áreas como vida social, saúde e disposição, realização e propósito, família, equilíbrio emocional, desenvolvimento intelectual, espiritualidade e diversão.