Governo da Bahia lançará campanha do Outubro Rosa na próxima quarta-feira (05)

Sexta / 30.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

No lançamento da campanha serão realizadas palestras, distribuição de esmalte e laços rosa, entre outras atividades.

O câncer de mama deverá atingir 2.760 mulheres na Bahia em 2016, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o Governo da Bahia iniciará a campanha ‘Outubro Rosa’ na próxima quarta-feira (05), no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador. No ato, serão realizadas palestras, distribuição de esmalte e laços rosa, entre outras atividades, com a presença dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.

Durante todo o mês, haverá uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem, uma vez que o diagnóstico precoce pode levar à cura em até 95% dos casos. A descoberta da doença em estágio inicial é fundamental para obter êxito no seu tratamento. Gestos simples como o autoexame e a observação atenta ao corpo podem representar um grande diferencial para o tratamento. No Brasil, a orientação é começar os exames clínicos entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, mamografias e ultrassonografias. Mas isso não vale para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, pois, nestes casos, recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado.

Por entender a relevância do Movimento Mundial do Outubro Rosa, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), fez uma ampla programação, buscando mobilizar, sensibilizar e alertar às mulheres para se cuidarem. Também serão disponibilizadas exames de mamografias na capital e no interior. Outros órgãos do estado também realizarão ações de mobilização para prevenção e combate à doença, a exemplo da Secretaria Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA).