Saeb promove encontro de pregoeiros para aprimorar conhecimentos em licitação

Sexta / 19.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O 2º Encontro de Pregoeiros do Estado reuniu cerca de 70 profissionais que atuam na Secretaria da Saúde, no dia 18, no auditório da Procuradoria Geral do Estado.

O 2º Encontro de Pregoeiros do Estado reuniu cerca de 70 profissionais que atuam na Secretaria da Saúde (Sesab), na última quinta-feira (18), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Responsável por conduzir processos licitatórios na Sesab há nove anos, Luciana Farias fez parte do grupo de aproximadamente 70 profissionais que estiveram presentes no encontro, realizado pela Coordenação Central de Licitação (CCL), vinculada à Secretaria da Administração (Saeb). Para ela, o encontro trouxe informações importantes que vão auxiliar no fluxo dos procedimentos, visto que a Sesab possui uma demanda diferenciada. ‘Nós trabalhamos com processos muito ricos em detalhes e é importante esclarecermos qualquer tipo de dúvidas’, destacou.

O objetivo principal do encontro foi promover o aprimoramento contínuo e a uniformização dos procedimentos licitatórios realizados pela secretaria. O 3º Encontro de Pregoeiros já está agendado para o dia 22 de setembro e será voltado a servidores da Secretaria da Educação. Presente no evento, o assessor técnico da Coordenação de Qualidade do Gasto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Jurandir Angelim, destacou a importância de se avaliar cuidadosamente as compras do Estado para que sejam feitas com o máximo de critério. ‘Até por entendermos as dificuldades da Sesab, devido à grande demanda que possui, é fundamental disseminarmos boas práticas e reciclarmos o melhor entendimento sobre o gasto público’, afirmou.

A coordenadora de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação, da CCL, Tatiana Amorim, falou sobre o papel do pregoeiro na condução da licitação. Para ela, é fundamental que estes profissionais estejam sempre atualizados quanto às leis, decretos e portarias que implicam no processo. ‘Temos que estar atentos e estudando, pois cada licitação é única’, disse Tatiana. De acordo com a coordenadora-geral da CCL, Liliane Britto, os encontros de pregoeiros serão periódicos com o intuito de estreitar ainda mais o relacionamento com as secretarias. ‘Nós percebemos que são necessários momentos exclusivos com as unidades para discutirmos licitações, pois nosso trabalho é de grande responsabilidade e reflete na sociedade’, ressaltou Liliane.