Resgatando as tradições forrozeiras: Grandes atrações, muita cultura e alegria marcaram o São Pedro 2016 em Igaporã

Terça / 05.07.2016

Por Samuel Gonçalves

A festa contou com as apresentações de artistas de renome local e nacional.

Com o objetivo de resgatar e valorizar a tradição forrozeira foi realizado em Igaporã o ‘Forrozão e Folia - Igaporã Tradição e Alegria’. As tradicionais comemorações de São Pedro iniciaram no dia 27 de junho e se estenderam até o dia 30 com “Arraiá dos Bairros”, que aconteceram durante toda semana nos bairros Alto da Varginha, Vila Fagundes e Alto da Usina. Muitas apresentações culturais, quadrilhas juninas e shows artísticos foram realizados, os quais promoveram um clima de muita animação e alegria no município.

Nos dias 01, 02 e 03 de julho os eventos prosseguiram na Praça do Forró e mais uma superou as expectativas. Na sexta-feira (01), a programação iniciou com apresentações culturais e shows artísticos. Os cantores da terra Divino do Acordeon e Banda Som de Bar se apresentaram realizando um verdadeiro show. Aconteceu também o desfile da Rainha do São Pedro 2016, que foi vencido por Ana Flavia Ribeiro Acácio, o desfile das comidas típicas de São João, a quadrilha da melhor idade idealizada pelas integrantes do Coral Amigos Para Sempre. Dando sequência na programação, os shows de Alan Júnior e Xamêgo Proibido embalaram os forrozeiros presentes.

No sábado (02), uma multidão lotou a cidade para acompanhar as inúmeras atrações artísticas e os shows, que iniciaram com os talentos da cidade Júlio Top 10 & Aldo e Banda Som de Bar. Logo após foi a vez das renomadas atrações forrozeiras Mastruz com Leite e Magníficos promoverem o arrasta-pé. Segundo estimativa oficial da Polícia Militar, na ocasião, mais de 15 mil pessoas estiveram na Praça do Forró. Para fechar as festividades com chave de ouro, se apresentaram no domingo (03) a Banda Som de Bar e os artistas de renome nacional Lordão e Márcia Fellipe. Em Igaporã a tradição é escrita e vivida há mais 33 anos com muita festa e alegria. No decorrer desses anos a comemoração se tornou a maior festa cultural do município e uma das maiores de toda a região. Uma mega estrutura e ornamentação temática homenagearam a essa tração forrozeira. Foram representadas nas decorações juninas a história dos festejos juninos no município desde a sua origem até os dias atuais.

As quadrilhas abrilhantaram a festa, além do desfile das comidas típicas de São João e o desfile da Rainha do São Pedro 2016.