Dom Basílio: Programa de rastreamento do câncer de mama atenderá de 09 a 13 de maio

Quinta / 28.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em mulheres com 50 anos ou mais.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, estará disponibilizando exames de mamografias pelo SUS, para todas as mulheres de 50 a 69 anos, de 09 a 13 de maio. Os exames serão realizados na Praça São João, a partir das 8 horas. As pessoas deverão procurar seus Agentes de Saúde para agendar as mamografias com antecedência, e no dia do exame levar RG, CPF e Cartão SUS atualizado.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 50 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.