Igaporã: ‘Ações em Movimento’ visitou a comunidade de Cachoeira do Tatu

Quarta / 13.04.2016

Por Samuel Gonçalves

Evento é fruto de uma mobilização das secretarias municipais, que se deslocam até as comunidades rurais levando serviços e prestação de contas.

O “Ações em Movimento” esteve na comunidade de Cachoeira do Tatu no último domingo (10). Mais uma vez o evento foi prestigiado com a maciça presença dos moradores da localidade. Diversas apresentações educativas, esportivas e culturais abrilhantaram ainda mais a ocasião. Esse grande evento itinerante visa aproximar cada vez mais comunidades rurais da gestão municipal, e seu sucesso reafirma a transparência da Prefeitura para com a população. Diversas autoridades e vereadores também marcaram presença. Na ocasião, a prefeita Rosana Cotrim enfatizou que, apesar das dificuldades enfrentadas em sua gestão, o trabalho sério tem contemplado todas as regiões do município com grandes conquistas. Disse também que o foco da Administração Municipal é a promoção do bem estar coletivo, tanto na sede quanto na zona rural do município.

“Estamos trabalhando incansavelmente para promover uma melhor qualidade de vida. Uma das nossas maiores preocupação é ampliação do acesso à água de qualidade às famílias, sobretudo na zona rural onde já instalamos 15 novos poços. Aqui, em Cachoeira do Tatu, perfuramos um poço artesiano e ampliamos a rede de abastecimento de água, que atende atualmente cerca de 90 famílias. Inauguramos a Unidade de Saúde que hoje conta com uma completa equipe atendendo aqui. Recuperamos também a estrada vicinal que liga a comunidade a sede do município. Apesar das dificuldades que enfrentamos, já fizemos muito e sabemos que temos muito mais a fazer” pontuou a gestora. As apresentações culturais iniciaram com Grupo de Reisado e as mulheres do Samba de Roda da comunidade, que fizeram bonito e encantaram todos os presentes. O Grupo de Capoeira Ginga Brasil se apresentou com o Maculelê. Também foram exibidos documentários sobre a cultura de Igaporã. O Clube do Leitor apresentou declamações de poesias e interpretações musicais.

A Secretaria de Assistência Social levou informações à população sobre o Programa Bolsa Família e realizou apresentações de Taekwondo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Também foram ofertados serviços de beleza, como pintura, corte de cabelo e manicure. A equipe da Secretaria de Educação esclareceu duvidas e enfatizou sobre suas ações e atividades à comunidade escolar local. Já a Secretaria de Infraestrutura e Obras expôs uma série de banners com as atividades realizadas na sede e zona rural da cidade. Na área da saúde foram realizados exames de tipagem sanguínea, glicemia, aferição de pressão arterial, e palestra sobre saúde bucal. O NASF realizou atendimentos com Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista e Fisioterapeuta. A Secretaria de Esporte e Lazer expôs um memorial histórico do esporte municipal.  A Secretaria de Agricultura Abastecimento e meio Ambiente enfatizou sobre o Programa de Regularização Fundiária Rural, ao final distribuiu mudas de árvores nativas. Com objetivo de prestar contas à população a Prefeitura irá promover em todas as regiões do município o “Ação em Movimento”.