Caetité faz lançamento do 3º ano da campanha ‘Álcool e Outras Drogas, Legal é Prevenir’

Terça / 22.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da Campanha é orientar jovens quanto uma vida saudável e fazer um alerta aos comerciantes sobre a proibição de venda de bebidas e cigarros para menores.

Realizada pela 3ª vez em Caetité, a campanha “Álcool e Outras Drogas, Legal é Prevenir”, contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos, busca orientar os jovens quanto a uma vida saudável. Além de fazer um importante alerta aos comerciantes sobre a proibição da venda desses produtos para menores. A iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) conta com a parceria da Prefeitura de Caetité, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além dos órgãos municipais CREAS, NUCA e Conselho Tutelar. Também são apoiadores da campanha as Polícias Militar e Civil, Paróquia Senhora Santana e Alcoólicos Anônimos. A reunião de apresentação do 3º ano de campanha aconteceu na última sexta-feira (18), com representantes das entidades e instituições parceiras.

“Trabalhamos juntos na orientação dos jovens e no alerta aos proprietários dos estabelecimentos do município, da sede e comunidades rurais, quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Essa proibição é prevista no Artigo 81 do Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Nº 8.069 e na Lei Federal Nº 9.294/96, e pode acarretar em multa e interdição do estabelecimento, caso seja flagrada a comercialização”, explica Juliana Moreira, presidente do CMDCA. No cronograma da campanha “Legal é Prevenir” consta a realização de palestras e blitz educativas por todo o município, distribuição de panfletos para a população. Também serão feitas afixação de cartazes e placas da campanha nos estabelecimentos comerciais, informando que ali não se vende bebidas alcoólicas e nem cigarros para menores de 18 anos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, comemorou o efeito positivo dos dois primeiros anos da campanha e acredita que a ação será intensificada em 2016. “Juntos podemos fazer com que os adolescentes enxerguem que a esperança de um futuro melhor está bem longe do álcool e de outras drogas. Não tenho dúvidas, que trabalhando em parceria com a população nós iremos reverter este quadro em nossa cidade.”, finalizou a secretária. Escolas, igrejas e associações podem agendar uma visita da equipe da campanha “Álcool e Outras Drogas, Legal é Prevenir” dirigindo-se à Sala dos Conselhos, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (na Praça Pompeu Fernandes da Cunha – Praça da Barriguda) ou, se preferir, ligar no 3454-8050.