Caetité esteve presente no 7º ciclo de capacitação do Selo UNICEF em Vitória da Conquista

Sexta / 18.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A articuladora e a mediadora do Selo Unicef de Caetité, Ana Rebouças e Paula Andréia, juntamente com jovem Wesley, representante do NUCA, estiveram presentes no evento.

Na última quinta-feira (16), a articuladora e a mediadora do Selo Unicef de Caetité, Ana Rebouças e Paula Andréia, juntamente com  jovem Wesley, representante do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) do município, estiveram presentes no 7º Ciclo de Capacitação do Selo em Vitória da Conquista. No encontro, foram debatidas as ações que serão desencadeadas para a implementação de combate ao Aedes Aegypti, visando à prevenção dos casos de dengue, chikungunya e zika Além de ações que visem promover o acesso à água de qualidade, melhorar a situação das cozinhas nas escolas e o acesso a banheiros masculinos e femininos. Também foram traçados os encaminhamentos para a realização do 2° Fórum Comunitário.

“Ao longo desta edição foram planejados sete ciclos de formação. Este é o último encontro e o pontapé para que possamos realizar o 2° Fórum Comunitário em Caetité, que é considerado o ápice desta Edição. O Fórum será o momento dos gestores e articuladores mostrarem tudo o que foi implementado pelo município, nos últimos três anos, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, explicou Ana Rebouças. Acompanhando o evento, a representante da Secretaria de Educação de Caetité e mediadora do selo no município, Paula Andréia, ressaltou a importância de participar dessa capacitação. “Através do Selo Unicef é feita uma provocação em que os municípios são desafiados a realizarem ações estratégicas e inovadoras, que enfocam questões de gênero, acessibilidade e sustentabilidade. Todas essas ações visam melhorar a educação”, destacou Paula.

Mostrando que Caetité tem fortalecido bastante as atividades realizadas junto aos adolescentes, o jovem Wesley, representante do NUCA, destacou que os jovens são importantes multiplicadores da promoção de direitos. Caetité já ganhou o título nos anos de 2009/2012 e busca sua segunda certificação. Nesta edição do Selo, ocorreram ações como a Semana do Bebê, o debate sobre o Plano da Primeira Infância, o Plano de Esporte e Educação e o desenvolvimento do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Além de outras ações que realmente impactam diretamente na rotina do município. Todas as atividades realizadas pelos municípios para obterem o Selo Unicef deverão ser comprovadas pelos gestores até o próximo dia 31 de março. A exceção é para as atividades de combate ao Aedes Aegypti. Nesse caso, o Unicef estendeu o prazo até o dia 31 de julho.

Durante a etapa foram feitos os últimos ajustes para organização do Segundo Fórum no município.