Bahia: Empresa vai auditar o pagamento de 263,8 mil funcionários do estado

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, a Deloitte vai auditar cerca de 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do estado nos últimos dez anos (Foto: Reprodução/Internet).

Contratada pela Secretaria da Administração (Saeb) para auditar a folha de pagamento do Poder Executivo e a folha de inativos dos três poderes do Estado, a Deloitte Touche Tohmatsu Consultores iniciou os trabalhos na Secretaria de Segurança Pública (SSP), na última segunda-feira (07). Os auditores vão verificar a conformidade dos pagamentos de 46,7 mil funcionários da SSP, incluindo servidores da PM, Polícia Civil e Casa Militar do Governador. Essa é a primeira vez que o Estado da Bahia contrata uma auditoria externa para verificar toda sua folha. A Deloitte vai auditar o pagamento de 263,8 mil funcionários do Estado, sendo 149,7 mil ativos do Executivo e 114,1 mil inativos, pertencentes aos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo).

A auditoria na folha de pagamento começou em janeiro, mas os trabalhos in loco, nos órgãos de Governo, foram iniciados em fevereiro na Secretaria de Educação, que possui 45.827 servidores. O próximo órgão será a Secretaria de Saúde (Sesab), com previsão de início ainda neste mês. Ao todo, a Deloitte vai auditar cerca de 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do estado, nos últimos dez anos, retroagindo até dezembro de 2005. Os trabalhos vão abranger órgãos da administração direta, a exemplo das secretarias de estado, além de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. A empresa de consultoria também vai realizar auditoria no pagamento dos inativos do executivo e de outros poderes, como Tribunal de Justiça, Assembléia Legislativa, além de órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. 

Os auditores vão analisar se os vencimentos, proventos e vantagens recebidos pelos servidores da SSP estão em conformidade com legislação em vigor no país e no estado. Os consultores da Deloitte também vão verificar os prontuários de funcionários para checar se os pagamentos recebidos na folha estão respaldados por documentação adequada. Ainda vão analisar os controles dos lançamentos na folha dos pagamentos. “A auditoria vai promover o aperfeiçoamento da gestão e da máquina pública, com foco na economicidade e no zelo pelo erário”, declarou o secretário da Administração, Edelvino Góes.