Guanambi: FG assina Termo de Cooperação Técnico-Científica com o CDS Alto Sertão

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Termo tem o objetivo de realizar pesquisas aplicadas no âmbito dos 13 municípios da área de atuação do CDS do Alto Sertão do semiárido baiano.

A Faculdade Guanambi assinou Termo de Cooperação Técnico-Científica com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão. O Termo, que foi assinado no dia 26/02, no auditório da Câmara de Vereadores de Caetité, tem o objetivo de realizar pesquisas aplicadas no âmbito dos 13 municípios da área de atuação do CDS do Alto Sertão do semiárido baiano. As pesquisas aplicadas serão coordenadas pelo Observatório FG do Semiárido Nordestino, vinculado à Faculdade Guanambi, e serão voltadas para análises espaciais e socioambientais dos municípios em questão. A definição das linhas de pesquisa, bem como da execução, nas unidades em parceria, estarão previstas nos planos anuais de trabalho, considerando as metodologias que serão adotadas pelos pesquisadores das instituições.

O CDS Alto Sertão foi representado pelo prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, que ocupa a presidência do órgão. “O Consorcio do Alto Sertão tem demonstrado que só se vence as dificuldades através da união de todos os prefeitos. Estamos consolidando um grande instrumento de organização regional”, afirmou Fernandes. A parceria institucional contará com as instalações e os equipamentos do Observatório FG e do CDS Alto Sertão. Segundo o Termo celebrado, a divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas deverá ser feita em parceria com as partes envolvidas no acordo.

Também participou da solenidade o representante da Associação dos Municípios do Vale do São Francisco e Serra Geral (AMAVALE), José Barreira de Alencar Filho, prefeito de Caetité. “A Faculdade Guanambi está de portas abertas na consolidação de parcerias que visem fomentar o desenvolvimento de nossa região. Estes são apenas os primeiros passos que damos no sentido de lançar mão de pesquisas do Observatório FG, para contribuir na elaboração de políticas públicas eficazes para os municípios que fazem parte do CDS Alto Sertão”, disse Felipe Duarte, Diretor Geral da Faculdade Guanambi.