Caetité foi selecionada para programa do Ministério do Meio Ambiente

Quinta / 25.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria de Meio Ambiente de Caetité foi a única instituição da Bahia a ser contemplada para formar três turmas do projeto, de acordo edital divulgado pelo Governo Federal.

A Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Caetité foi selecionada para participar de um curso oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente, que visa formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. A capacitação será feita em Brasília pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente do município foi a única instituição da Bahia a ser contemplada para formar três turmas do projeto, de acordo com o edital divulgado pelo governo federal. O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar.  Através de ações educativas e em conjunto, promove-se a construção de estratégias para enfrentar os problemas socioambientais rurais.

O programa tem os objetivos gerais de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do país, no âmbito da agricultura familiar, fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social, promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis. O curso será voltado a agricultores familiares vinculados ao Projeto Ver Pelos Olhos D'água, da Secretaria de Meio Ambiente. Cada uma das turmas terá 45 alunos, totalizando uma soma de 135 pessoas contempladas com a capacitação.

No início de abril, uma equipe pedagógica formada por duas funcionárias e um estagiário da Secretaria de Meio Ambiente participarão de uma formação em Brasília, que os tornará aptos a capacitar as turmas selecionadas no projeto do ministério. Com carga horária de 180 horas, o curso será ministrado à distância e também com encontros presenciais promovidos pela equipe de Educação Ambiental da secretaria. O PEAAF é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores e agricultoras familiares ao Governo Federal, realizada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações, que apontaram a fragilidade da Educação Ambiental no contexto rural.