Governo da Bahia e Forças Armadas intensificaram ações contra o Aedes Aegypti

Segunda / 15.02.2016

Por Secom/BA

Ao todo, 6.600 militares percorreram as ruas de municípios baianos, na manhã do último sábado (13) (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA).

O Governo do Estado da Bahia, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica intensificaram as ações de combate a um minúsculo inimigo, que tem causado estragos irreparáveis quando o assunto é a saúde pública, o Aedes Aegypti. Ao todo, 6.600 militares percorreram as ruas de municípios baianos, na manhã do último sábado (13), para orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito. Em Salvador, a Operação Força Amiga, que aconteceu simultaneamente em todos os estados brasileiros, contou a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, do vice-governador e Secretário Estadual do Planejamento, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, entre outras autoridades. Duzentos e vinte mil militares foram mobilizados em todo o País para combater o mosquito da dengue.

O Aedes Aegypti é um vetor de transmissão de dengue, febre Chikungunya e do Zika vírus. O último tem contribuído para a aparição de novos casos envolvendo a Síndrome de Guillain Barré e a microcefalia, uma má formação do crânio de bebês, que nascem com o perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. De acordo com o Ministério da Saúde, 3.852 casos suspeitos de microcefalia são investigados em todo o País, com a confirmação de 24 casos de óbito pela doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, 3.852 casos suspeitos de microcefalia são investigados em todo o País (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA).