ExpoConquista vai atrair investidores estrangeiros para a região sudoeste do Estado

Terça / 02.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A exposição acontecerá de 11 a 20 de maço deste ano, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com expectativa de receber mais de 100 mil visitantes.

Na última quinta-feira (28), foi realizado o lançamento da 50ª edição do ExpoConquista, promovida pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e pela Associação dos Cafeicultores de Conquista (Asccon). O lançamento foi realizado em Vitória da Conquista. A exposição acontecerá de 11 a 20 de maço deste ano, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com expectativa de receber mais de 100 mil visitantes. “Vamos demonstrar oportunidades para driblar a crise financeira do Brasil, que só pode ser superada com muito trabalho. O Estado da Bahia é exemplo disso, visto que o governo mantém o nível de investimento e fomento às atividades produtivas”, afirmou o Secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, que representou o Governador do Estado, Rui Costa, no lançamento.

Uma das novidades deste ano é o programa “Conquista Genética”, que vai capacitar produtores sobre melhoramento genético das raças leiteiras e de corte. “Em ação integrada com a Coopmac, vamos trazer à exposição uma empresa australiana, para apresentar a oportunidade de exportar gado em pé para o Oriente Médio”, explicou Vitor Bonfim. Ressaltou ainda a alta qualidade do rebanho de Vitória da Conquista e região, e a importância da ação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri, na atração desses investidores. De acordo com o Secretário da Agricultura, o agronegócio baiano tem atraído investimentos estrangeiros nos últimos anos, e um exemplo de novas possibilidades de parcerias internacionais é o fato recente da China, que suspendeu a política do filho único, após quase 40 anos, influenciando o crescimento populacional e, consequentemente, demandando maior aquisição de alimentos de outros países para a população. A aquicultura também será demonstrada pelo Bahia Pesca, no ExpoConquista, como oportunidade de negócios, através da experiência de criação de peixes em tanques-rede e escavados.