ASPAB resgata filhote que era diariamente espancado em Brumado

Quinta / 28.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O filhote está disponível para adoção responsável e aguarda em um lar temporário. Interessados devem ligar para (77) 9-9992-2367.

A Associação dos Protetores de Animais de Brumado (ASPAB) recebeu, no último sábado (23), uma denúncia de maus tratos por espancamento de um cachorro, que foi averiguado por protetores da associação. Um morador do Bairro das Flores mantinha um filhote preso em área externa descoberta e, segundo a denúncia, diariamente o animal indefeso era espancado. Após acionar apoio policial, os protetores foram até a residência do criminoso e solicitaram ver as condições do animal. O acusado, a principio, se recusou a deixá-los entrar, mas após a associação prestar queixa de maus tratos na delegacia resolveu entregar o filhote.

Segundo o relato do protetor que resgatou o animal, o filhote estava visivelmente desnutrido e machucado, amarrado com um pedaço pequeno de varal. “Quando abrimos a porta do quintal, o filhote começou a gritar desesperadamente como se fosse apanhar. Provavelmente, quando aquela porta se abria era o que acontecia. É um trauma difícil de superar”, disse o protetor. O filhote está disponível para adoção responsável e aguarda em um lar temporário. Interessados devem ligar para (77) 9-9992-2367.

Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, não pense duas vezes, vá à Delegacia de Polícia mais próxima para lavrar Boletim de Ocorrência. Abandono e maus tratos a animais são crimes. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais.