Entidades debaterão trabalho escravo na Bahia hoje (28)

Quinta / 28.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Entre 1995 e 2015, foram encontrados no Estado 2.908 trabalhadores submetidos à condição análoga à de escravo (Foto: Reprodução/Internet).

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) está participando da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, realizada pela Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae), entre os dias 25 e 28 de janeiro. Serão realizadas diversas ações, entre campanhas nas redes sociais e distribuição de materiais informativos em diversos pontos da cidade. As ações têm o intuito de conscientizar a sociedade sobre o tema e a importância de erradicar a prática ilegal que ainda ocorre nos dias atuais. Dados da fiscalização do trabalho apontam que na Bahia foram encontrados, no período de 1995 a 2015, um total de 2908 trabalhadores submetidos à condição análoga à de escravo. Sendo esse resgate mais preponderante nos municípios de Barreiras, com 237 resgates, e Luís Eduardo Magalhães, com 116 resgates.

Hoje (28), Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, a Superintendência realizará um debate público sobre o tema, às 14h, no auditório do Ministério Público do Trabalho (Corredor da Vitória). Estarão presentes representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal, Justiça do Trabalho, Associação dos Magistrados Trabalhistas da 5ª Região, Associação da Defensoria Pública da União, Confederação Nacional dos Trabalhadores Agrícolas, Confederação do Instituto Geografar (Ufba) e do Governo do Estado, por meio das secretarias de Justiça Social, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP).