Município de Caetité receberá 1º Saúde sem Fronteiras de 25 a 31 de janeiro

Quinta / 21.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Serão atendidas pelo programa cerca de cinco mil pessoas de Caetité e mais 20 municípios.

A Secretaria de Saúde do Estado, apoiada pela Prefeitura de Caetité, trará para o município o Projeto Saúde sem Fronteiras – Oftalmologia. Será realizado de 25 à 31 de janeiro no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros. Onde será palco para cerca de cinco mil avaliações de pacientes que podem ter catarata. Caso seja necessário, os pacientes diagnosticados com essa doença serão encaminhados para cirurgia no mesmo dia.

O público alvo é composto pela população com idade a partir de 60 anos e por alunos do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), que receberão óculos de grau, caso haja necessidade, através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Ao reconhecer a existência de vazios assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado busca ampliar o acesso da população nesta área. O programa prevê, em cada etapa, a realização de até 5 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata.

A Secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, destaca a importância da realização desse serviço. “Entre os 417 municípios da Bahia, Caetité é o primeiro a receber esse projeto em 2016. A sua realização irá melhorar significativamente a qualidade de vida de centenas de pessoas. Imaginem só a felicidade dos senhores e senhoras atendidos pelo projeto, por voltar a enxergar os netos e a fazer as atividades do dia a dia”, destacou a secretária. Ainda segundo Cyntia, haverá transporte para trazer os pacientes da zona rural, que deverão estar munidos de algum documento pessoal, como RG ou CPF, e do Cartão do SUS. Quem não tiver o cartão poderá emiti-lo no ato do atendimento.