Rui se reúne com prefeitos para acelerar instalação de creches na Bahia

Quinta / 21.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro será aberto às 9h desta quinta, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Cinquenta e seis prefeituras baianas estarão reunidas, nos dias 21 e 22, com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação, para tratar, principalmente, de pendências em relação à construção de creches nos respectivos municípios. O encontro será aberto hoje às 9h, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. O Governador Rui Costa participará do evento a partir das 10h. Também estarão presentes o Presidente do FNDE, Antônio Idilvan, e o Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

A iniciativa da reunião de trabalho foi tomada pela Secretaria da Educação do Estado, através do programa Educar para Transformar, com o objetivo de promover o fortalecimento da educação infantil na Bahia. Responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação, através do financiamento de programas que visam à melhoria da qualidade da educação, o FNDE irá atender, nos dois dias do encontro, aos prefeitos e suas assessorias técnicas para resolver pendências envolvendo prestação de contas, obras e dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo Fundo.

Na oportunidade, os técnicos também vão realizar palestras e oficinas sobre implantação de creches, reformulação de obras e Planos de Ações Articuladas (PAR). O PAR consiste no planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos. Envolve gestão educacional, formação de profissionais de educação, práticas pedagógicas e avaliação, infraestrutura e recursos pedagógicos. É coordenado pelas secretarias municipais e/ou estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local. O FNDE é responsável por diversos programas na área de educação, a exemplo do Brasil Carinhoso, Brasil Profissionalizado, Caminho da Escola, transporte e merenda escolar, biblioteca, Proinfância, Proinfo, livro didático, dentre outros.