Resultado do ENEM 2015 será divulgado na próxima sexta-feira

Quarta / 06.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Esse ano o INEP está sendo obrigado, por uma Liminar da Justiça, a divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais (Foto: Reprodução/Internet).

A espera de milhões de brasileiros que fizeram o ENEM 2015 está chegando ao final, isso porque o MEC informou que irá divulgar as notas individuais das provas objetivas e da redação na próxima sexta-feira (8). Com a nota do ENEM 2015 é possível concorrer a vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As inscrições para o SISU começam no dia 11 e vão até o dia 14 de janeiro. Os alunos podem se candidatar as vagas disponíveis em faculdades públicas apenas com a nota do ENEM 2015. Para os alunos convocados na primeira chamada, a matrícula deve ser realizada entre os dias 22, 25 e 26 de janeiro, seguindo o calendário próprio de cada faculdade.

Outro programa que serve como porta de entrada para as faculdades é o Prouni. Com ele os estudantes podem concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas de acordo com a renda familiar. Para se candidatar é necessário ter feito a prova do ENEM 2015, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e ter a renda familiar dentro do exigido pelo governo. Esses dois programas de seleção facilita muito a vida dos estudantes por não ser necessário realizar diversos vestibulares. Esse ano o INEP está sendo obrigado, através de uma Liminar da Justiça, a divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais. Até então o órgão alegava que precisava de mais prazo, pois corrigir as redações é bastante trabalhoso e demanda muito tempo e atenção.