Polícia baiana é a primeira do País em bloquear celulares roubados

Quarta / 23.12.2015

Por Secom/BA

As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia e em seguida encaminhadas ao NEMI, que efetuará o bloqueio dos aparelhos (Foto: Reprodução/Internet).

A Polícia Civil da Bahia é a primeira do País a usar o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom) para bloquear aparelhos celulares em caso de furtos e roubos. Um Núcleo de Estações Móveis Impedidas (NEMI) para o bloqueio começou a funcionar, na última sexta-feira (18), na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na Piedade, em Salvador. O núcleo terá equipe treinada na ABR-Telecom, no Rio de Janeiro, para utilizar o CEMI. Na primeira fase, serão bloqueados aparelhos sem vinculação com linhas telefônicas, ainda não habilitados e oriundos de roubos de cargas ou assaltos em lojas de varejo. As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia e em seguida encaminhadas ao NEMI, que efetuará o bloqueio dos aparelhos.

De acordo com o Diretor do DCCP, Delegado Moisés Damasceno, um estudo realizado pela polícia, a partir da observação dos números de registros de ocorrências envolvendo passageiros de ônibus, clientes em restaurantes e assaltos a grandes varejistas, permitiu perceber que o celular é usado como principal moeda de troca e motivador da maioria dos crimes patrimoniais. A Polícia Civil de São Paulo iniciou as ações nesse sentido. Um grupo de trabalho, integrado pela Anatel, polícias civis e federal, operadoras de telefonia e ABR-Telecom, passou a discutir o acesso das polícias judiciárias, diretamente ao CEMI, para cadastrar os bloqueios.