Integração ao Sistema Nacional de Trânsito alcançou 54 municípios na Bahia

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Outras seis cidades do interior do estado estão em processo de integração adiantado, devendo elevar para 60 o total de municípios ligados ao sistema (Foto: Reprodução/Internet).

No ano de 2015, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) alcançou a marca de 54 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Outras seis cidades do interior do estado estão em processo de integração adiantado, devendo elevar para 60 o total de municípios ligados ao sistema. O CETRAN atua prestando apoio técnico e orientando os municípios que desejam fazer a integração ao SNT. Ligado a estrutura administrativa da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), o CETRAN é um órgão colegiado que tem atribuição normativa, consultiva, além de atuar como coordenador do Sistema Estadual.

A integração ao Sistema Nacional possibilita os municípios atuarem de forma conjunta com os órgãos de trânsito Estadual e Federal na fiscalização, na educação e operacionalização do tráfego. À esfera municipal cabe ainda a implantação, manutenção e operacionalização do sistema de estacionamento rotativo pago nas vias. O CETRAN também é responsável por outras atividades como os julgamentos de recursos contra as decisões de primeira instância da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI). Em 2015 analisou 577 recursos em julgamento recursal, além de ter apreciado 34 recursos contra decisão de exame de habilitação e de ter formado 104 profissionais de trânsito.