Bolsa Família é destaque em relatório do Programa das Nações Unidas

Quarta / 16.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estudo aponta que programa proporciona uma fonte de proteção social e é citado como exemplo a ser replicado em outras partes do mundo (Foto: Bruno Spada/MDS).

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou, na última segunda-feira (14), relatório que mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro continua crescendo, alcançando a pontuação 0,755. Desde o ano 2000, o IDH do país cresceu 10,5%. O estudo Relatório de Desenvolvimento Humano 2015 – Trabalho para o Desenvolvimento Humano destaca a importância do Bolsa Família para o país atingir este resultado e cita como exemplo a ser replicado por outros países. “O relatório reconhece a importância dos programas sociais, justamente, porque eles provêem um piso de proteção social que funciona nestes momentos de acidentes de percursos e de crise”, explica a Coordenadora do relatório do Brasil, Andréa Bolzon.

O programa de complementação de renda, segundo o relatório, teve efeito na queda do Índice de Pobreza Multidimensional, que considera, além da renda, as condições de saúde, educação e padrão de vida. De 2006 a 2014, o índice teve redução de 27,5%, passando de 4% para 2,9% de brasileiros nesta condição. E apenas 0,4% se encontram ainda em pobreza multidimensional crônica. O IDH ajustado à desigualdade (IDH-D) mostra que este é um dos principais desafios do país, após superar a extrema pobreza, o indicador aponta um impacto de 26,3% de redução.