Brumado começa a debater e elaborar o seu Plano de Mobilidade Urbana

Terça / 10.11.2015

Por Luís Gustavo

A reunião marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que visa melhorar a circulação de pedestres e automóveis em Brumado

Na última quinta-feira, dia 05, na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, foi realizada uma reunião para marcar o início da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Fabrícia Pinchemel, neste processo de elaboração, existem alguns planos e diretrizes que serão debatidos em oficinas de planejamento e serão necessárias pesquisas de campo para levantamento de dados. Estes instrumentos subsidiarão a elaboração de um Plano de Mobilidade, que permita a melhor circulação de pedestres e automóveis em Brumado.

Para o Superintendente de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT), Clidemar Amorim, a elaboração de políticas públicas, no âmbito do município, é fruto do ‘Pacto pela Vida’ lançado pela Organização das Nações Unidas, que visa diminuir o número de mortes no trânsito. Amorim ressaltou a SMTT tem buscado sinalizar as vias públicas, mas alguns vândalos estão quebrando e furtando as placas. Outro ponto destacado por ele foi a necessidade de uniformização das calçadas, já que muitas apresentam desníveis e/ou obstáculos que impedem ou dificultam o tráfego de pessoas, principalmente cadeirantes.

Presente na reunião, o Prefeito Aguiberto Lima Dias destacou que o município precisa elaborar o Plano de Mobilidade Urbana e encaminhar para aprovação da Câmara até julho de 2016, sob pena de perder recursos nesta área. O gestor municipal enfatizou a importância da participação popular na elaboração do Plano, tendo em vista que ele vai definir metas e ações que melhoram a qualidade de vida de todos. Aguiberto finalizou questionando a falta de planejamento de gestores anteriores, citando como exemplo a construção da ponte na Avenida Coronel Santos, que apesar de estar localizada na principal via de acesso ao município, é estreita e não foi projetada pensando no crescimento de Brumado.

Participaram ainda da reunião: o Tenente PM Jonatans Silva Araújo, representando a 34ª CIPM; a engenheira Viviane Alves e silva; o Secretário de Infraestrutura André Cardoso; e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Miguel Lima Dias.

Aguiberto enfatizou a importância da participação popular na elaboração do Plano, tendo em vista que ele vai definir metas e ações que melhoram a qualidade de vida de todos