Cooperativa de Catadores de Caculé comemora 8 anos de sucesso e avanços

Sexta / 30.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Evento com distribuição de mudas nativas e exposição e venda de “vassouras ambientais” e de “sabão ecológico”

Cooperativa de Catadores Catando a Vida completou em outubro de 2015 oito anos de serviços em prol o meio ambiente e da qualidade de vida dos caculeenses. São anos de cuidado e respeito com meio ambiente, além da melhoria na qualidade de vida dos cooperados que tem a oportunidade de trabalho e renda, conquistando mais dignidade e aumentando sua renda.

“Trabalhar como cooperada está sendo uma oportunidade muito boa para mim, pois tenho uma família numerosa que, antes, só recebia a renda do Bolsa Família e hoje, com a renda da Cooperativa, não passamos mais necessidade”, comemora a presidente da “Catando a Vida”, Aparecida Martins. “Foram oito anos de sucesso e reconhecimento, conquistado com harmonia, amizade e amor por toda equipe”, finaliza.

Criada em outubro de 2007, a Cooperativa já conquistou grandes avanços e reconhecimento nacional e internacional, buscando sempre formas de incentivar a coleta através de mobilizações e participações em diversos eventos na região. Como exemplo, no dia 27 de outubro, os cooperados, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente – SEMEIA, realizaram mais uma ação do Projeto “Pegada Ecológica”, reunindo a população das Comunidades de Gameleira e Alegre para informar sobre a importância do cuidado com a natureza e ainda coletar materiais recicláveis nas áreas de preservação ambiental, tornando o ambiente mais limpo e saudável. “Graças aos incentivos constantes, a Cooperativa Catando a Vida, hoje com vinte cooperados, adquire renda mensal de R$ 600 em média, coletando em torno de 18,7 toneladas, mensal”, aponta a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa.

Muitos avanços já foram alcançados, agora os próximos desejos são conseguir um galpão mais apropriado para a cooperativa e novos equipamentos como elevador de carga, prensa, balança e esteira para triagem. “Estamos torcendo pela formação de uma parceria, já em andamento, com outras cooperativas da região por meio de um projeto de Economia Solidária em Rede, denominado Rede Recicla Sertão, que permitirá a venda direta dos materiais a recicladoras, com melhores preços finais, e disponibilizará equipamentos necessários à qualificação do programa”, explica a Coordenadora do Projeto, Alzenir Dias Souza Santana.

Ação realizada no Dia do meio ambiente com troca de dez embalagens PET por uma sacola retornável