Crise no abastecimento de água afeta moradores de Dom Basílio

Terça / 27.10.2015

Por Leonardo Oliva

Para o Diretor do SAAE, o momento é crítico e até começar a chover, os moradores precisam economizar água e evitar o desperdício (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)

Desde o início de outubro, os moradores da cidade de Dom Basílio estão enfrentando um racionamento que beira a falta d’água. A explicação, segundo o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o ex-vereador José Bonfim é que as três barragens usadas para captar água secaram desde o início do mês de outubro.

Os mananciais ficam localizados em uma região conhecida como Pastinho, onde também existe uma minação. Além disto, o município dispõe de um poço tubular com vazão de 2.500 litros/hora. O que o SAAE tem feito é esperar acumular água - minação e poço - para depois bombear para o reservatório existente, com capacidade para 180 mil litros, onde recebe cloro e depois a água é distribuída para os moradores, através de um sistema de rodízio. Atualmente, o SAAE tem tentado abastecer desta forma a cidade, metade do povoado da Várzea, Alto do Rosário e Várzea do Engenho.

A zona rural do município está sendo abastecida pelos caminhões-pipa contratados pelo Exército Brasileiro. No total são 15 caminhões, que buscam água em na localidade de Rocinha, que fica 16 quilômetros distante da Torre do Taquari, em Livramento. A água que abastece os caminhões contratados pelo Exército é paga pela Prefeitura de Dom Basílio.

A Prefeitura também mantém quatro caminhões-pipa trabalhando, que buscam água na sede da ADIB, na terça, quarta e quinta. No restante dos dias, os caminhões buscam água na Barragem de Riacho do Paulo.

Para o Diretor do SAAE, o momento é crítico e a esperança é que comece logo o período de chuvas. Até lá, os moradores precisam dar a sua parcela de contribuição, economizando água e evitando o desperdício. Ele destacou ainda que um projeto de construção de uma barragem maior, também no Pastinho, já foi entregue ao Governador Rui Costa, sendo esta a solução definitiva. Outra possibilidade seria a construção de uma adutora da Barragem Luiz Vieira para a Estação de Tratamento de Dom Basílio.