Igaporã: Comunidade de Gurunga é beneficiada com limpeza da barragem

Quinta / 22.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Na comunidade de Gurunga, escavadeira hidráulica e pá carregadeira trabalham na desobstrução da barragem, possibilitando o maior acúmulo de água

A Prefeitura de Igaporã, junto a Renova Energia por meio do Programa Catavento, iniciou nesta semana a limpeza de mais uma barragem pública, desta vez a comunidade contemplada é Gurunga, onde escavadeira hidráulica e pá carregadeira trabalham na desobstrução da mesma. Essa ação é de grande necessidade, haja vista os longos períodos de estiagem que o município tem enfrentado nos últimos anos. Na limpeza, um grande volume de terra está sendo removido da bacia da barragem. Com a recuperação, a capacidade de armazenamento de água do reservatório será ampliada significativamente, beneficiando um grande número de famílias da localidade e região.

No total, quatro barragens receberão obras de limpeza: Tamanduá (em conclusão), Gurunga (em execução), Olho D’água e Santana. As obras acontecem estrategicamente no período de seca, com objetivo de prepará-las no sentido de aumentar suas capacidades de armazenamento de água, o que amenizará os longos períodos de estiagem que vive nossa região.

No semiárido nordestino as políticas públicas voltadas para as barragens, visam criar alternativas de convivência do homem do sertão com o fenômeno natural das secas, tentando minimizar o déficit hídrico existente nesta região. A partir desta realidade a Administração Municipal vem dedicando a devida atenção para assegurar os recursos hídricos necessários à nossa população.