Mais de 3 mil alunos desenvolvem ações empreendedoras em Urandi

Quarta / 17.08.2022

Por Nayla Gusmão

As ações foram realizadas por meio do Programa Cidade Empreendedora e os trabalhos implementados pela Trilha de Educação Empreendedora. (Foto: Prefeitura de Urandi)

Mais de 3 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Urandi tiveram a oportunidade de desenvolver ações práticas de educação empreendedora durante o primeiro semestre de 2022. As atividades foram realizadas por meio da parceria firmada com o Programa Cidade Empreendedora e os trabalhos implementados pela Trilha de Educação Empreendedora, ministrada pelo Sebrae.

Ainda no ano de 2021, o programa foi apresentado à gestão municipal, que elaborou um plano de articulação junto à comunidade escolar. No final do ano passado, mais de 200 professores e outros atores da comunidade escolar passaram por um processo de capacitação com agentes do Sebrae e, a partir do início do ano letivo de 2022, as ações foram desenvolvidas com os alunos.

De acordo com Edson Santos, secretário de educação de Urandi, alunos de todas as escolas experimentaram momentos marcantes, com produções elaboradas e criativas como artesanatos, produtos culinários e feira empreendedora. “As atividades desenvolvidas em sala de aula proporcionaram experiências que dão aos alunos o protagonismo típico do empreendedorismo, expondo diversas habilidades que, muitas vezes, estão ocultas no espaço escolar, pois são inúmeras as produções realizadas pelos discentes com perceptível criatividade e envolvimento com a arte, a curiosidade, o espírito coletivo e cooperativismo”, destacou.