Governo da Bahia entrega nova maternidade e centro de parto natural em Guanambi e anuncia novos investimentos na região

Terça / 16.08.2022

Por Redação Sertão Hoje

As obras foram realizadas por meio da Sesab, com um investimento de R$ 14,5 milhões. O ato de entrega contou com a participação do governador Rui Costa (PT). (Fotos: Divulgação)

Uma maternidade de referência no atendimento à gestação e um centro de parto natural foram inaugurados pelo Estado da Bahia no Hospital Regional de Guanambi (HRG), nesta segunda-feira (15). As novas instalações dão seguimento ao projeto de regionalização do tratamento da saúde no estado e as obras foram realizadas por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), com um investimento de R$ 14,5 milhões. O ato de entrega contou com a participação do governador Rui Costa (PT).

A nova maternidade tem 57 leitos, sendo dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, 10 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, 5 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru, 22 de obstetrícia clínica e cirúrgica e outros 10 em alojamento conjunto para mãe e bebê. Além destes, estão disponíveis 4 Leitos Pré Parto, Parto e Pós (PPP). A unidade conta também com um Banco de Leite Humano.

Segundo a Sesab, “São leitos clínicos e cirúrgicos destinados ao atendimento do parto de risco habitual e de alto risco, tratamento das intercorrências clínicas da gestação, do puerpério e às situações de abortamento, com garantia do acesso e cuidado organizado por critérios de classificação de risco e atendendo às diretrizes da Rede Cegonha, estratégia nacional de saúde. Já o centro de parto natural promoverá um serviço voltado para as necessidades e segurança da gestante e do bebê, incentivando a integração familiar em volta do nascimento, a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê”.