Brumado: Câmara de Vereadores emite apoio ao Agosto Lilás

Sábado / 06.08.2022

Por Redação Sertão Hoje

A campanha Agosto Lilás tem como objetivo sensibilizar a população para o enfrentamento à violência contra a mulher. (Foto: Ascom CMB)

Por meio de suas redes sociais, a Câmara de Vereadores de Brumado anunciou seu apoio ao Agosto Lilás, campanha de conscientização ao enfrentamento à violência contra a mulher. A escolha do mês é em referência a data de aprovação da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006.

A presidente da Câmara, vereadora Verimar do Sindicato, anunciou que uma audiência pública será realizada ainda neste mês para promover um debate sobre o tema, com a participação de profissionais capacitados. “Esse tema é de extrema importância para a população brumadense, para as mulheres do nosso município. A informação traz conhecimento e pode auxiliar muitas mulheres em situação vulnerável. Assim, faremos um evento neste mês para orientar essas pessoas do nosso município”, afirmou.

Segundo o Instituto Maria da Penha a violência doméstica teve um aumento de até 50% em alguns estados durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O Brasil ocupa o 5° lugar entre os países mais violentos do mundo, em relação à violência à mulher. A Lei Maria da Penha prevê que o crime abrange agressão física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Em complementação, em 2015, o Código Penal foi alterado passando a prevê o Feminicídio, o qual trata diretamente, de mulheres assassinadas pelo motivo de serem do sexo feminino, como qualificadora.

A presidente da Câmara, Verimar Dias, anunciou a realização de uma audiência pública sobre o tema para o final deste mês. (Foto: Ascom CMB)