Tanhaçu participa do programa Cidade Empreendedora

Sexta / 01.07.2022

Por Nayla Gusmão

Ações estratégicas já estão sendo elaboradas principalmente no segmento de educação empreendedora. (Foto: Danilo Pereira)

Com mais de 20 mil habitantes, Tanhaçu, no Sudoeste baiano, entra na lista dos municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora em 2022. Com uma cultura empreendedora desde o surgimento, o município firmou parceria com o Sebrae e deve desenvolver as ações do programa em todos os eixos estratégicos.

Para Josi Viana, gerente regional do Sebrae, o comprometimento da gestão municipal e dos agentes de transformação do município, junto às ações do programa, certamente trará resultados muito positivos. “O programa Cidade Empreendedora vem somar esforços com o município para facilitar a vida do empreendedor, desde a entrada única de documentos para a formalização de negócios, passando pelo fomento da educação empreendedora no ensino fundamental, até as oportunidades que poderão ser criadas para os pequenos negócios locais já existentes, através das compras públicas. O engajamento dos atores municipais será crucial para possamos fazer de Tanhaçu um lugar melhor para empreender”, reforçou a gerente.

De acordo com Edson Carlos Silva, secretário de Administração e Finanças do município, as ações do programa estão em concordância com os objetivos pretendidos pela gestão municipal. “O Cidade Empreendedora veio muito a calhar, porque nós, enquanto gestão, estamos buscando modernizar a parte burocrática de formalização dos negócios, fomentar o comércio e capacitar a mão de obra local. Dessa forma, é possível reter renda no município e ajudar a melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Silva.

Ainda conforme o secretário, o que mais chamou a atenção foi a atuação do programa em diversos eixos estratégicos, principalmente no que diz respeito à educação. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. O programa atinge a sociedade no ponto mais sensível de transformação, que é a educação, de forma que a gente já possa estimular em nossas crianças, desde cedo, nosso espírito empreendedor, no sentido de cuidar bem dos recursos, dar valor ao dinheiro. Penso que fazendo esse programa funcionar de verdade, existe uma perspectiva muito boa de transformação em toda a população”, destacou.