Projeto Bahia Mais Forte promove política pública de Regularização Fundiária para agricultores da Chapada Diamantina

Quinta / 26.05.2022

Por Ascom SDR/CAR

A Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia está sendo realizada nos 27 territórios de identidade da Bahia. (Foto: Divulgação / SDR)

As ações de Regularização Fundiária implementadas pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), no território Chapada Diamantina, foram apresentadas, nesta quarta-feira (25), em Seabra, durante a Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia. A Caravana, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está sendo realizada nos 27 territórios de identidade da Bahia para apresentar à sociedade baiana as ações que vem sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar.

No território Chapada Diamantina, por meio do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, no âmbito da parceria firmada com o Consórcio Chapada Forte, a CDA/SDR entregou mais de 800 títulos de terra. Também foram entregues 13 Títulos de Reconhecimento de Domínio, beneficiando mais de 1.300 famílias quilombolas.  Ao todo foram investidos mais R$ 1,4 milhões, provenientes de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). Com a regularização fundiária os agricultores passam a ter segurança jurídica, possibilidade de sucessão rural, além do acesso a políticas públicas, inclusive, a de crédito, para ampliar sua produção, comprando bens ou insumos.

"Esses investimentos refletem o compromisso do Governo do Estado em promover a Regularização Fundiária em toda a Bahia, por meio de parcerias firmadas com Consórcios Públicos, prefeituras e movimentos sociais. Seguimos dialogando com as comunidades e lideranças municipais, nesse momento de prestação de contas sobre as ações realizadas nos últimos anos, com o objetivo de contribuirmos para um rural mais forte, com regularização fundiária, resgate da autoestima e da cidadania dos nossos e nossas agricultoras", explicou Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA/SDR.